Shelf Life: 3 dicas para calcular
O shelf life, ou seja, o tempo de vida útil de um alimento ou produto, é um fator que influencia diretamente nos ganhos ou prejuízos de uma empresa.
Para tornar a situação um pouco mais complicada, há uma série de fatores que influenciam ao determinar o shelf life ou validade de seus produtos.
A escolha dos ingredientes, o manuseio e processos de produção são apenas alguns desses fatores.
E, para que o shelf life de seus produtos não se torne um problema para sua empresa, é preciso saber calculá-lo e melhorá-lo.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo onde entenderemos o que é o shelf life, daremos dicas de como fazer o cálculo da vida útil do produto e como melhorar essa vida útil.
Quer saber mais? Continue a leitura e confira!
O que é shelf life?
Shelf life é um termo em inglês para a famosa "validade", o prazo entre a fabricação e o início da deterioração do alimento ao produto, ou, também, o tempo de prateleira.
De um modo mais técnico, o shelf life pode ser definido como o período em que o produto ou alimento se mantém seguro para o consumo, visto que suas características físicas, químicas, sensoriais e funcionais permanecem inalteradas.
E não, isso não é o tempo que leva até o produto estragar de fato, mas, sim, o tempo até ele passar a perder suas características.
Se o produto ou alimento perder alguma de suas propriedades originais, seu shelf life já está ultrapassado.
Como calcular o shelf life?
Diversos fatores podem influenciar no cálculo do shelf life de um produto ou alimento, como exposição á luz, temperatura, tratamento térmico posterior e a composiçãoo da atmosfera dentro da embalagem.
E isso mencionando apenas fatores externos. Há ainda fatores ligados ao próprio produto, como sua composição química, presença e atividade de água, pH e acidez.
Mas, com tantos fatores influentes, como podemos calcular o shelf life de um produto? Como determinar qual seu prazo de validade?
É o que falaremos agora, nessas 3 dicas para calcular o shelf life de seus produtos. Veja só:
1- Fazer uma análise microbiológica
Nossa primeira dica para calcular o shelf life de seus produtos é fazer neles uma análise microbiológica, na qual são verificados quais e quantos microrganismos estão presentes, os riscos que o alimento oferece ao consumidor e qual seu tempo de prateleira.
A análise microbiológica é capaz de determinar o shelf life do produto de uma forma eficaz e segura, visto que os microrganismos presentes têm relação direta com o tempo de deterioração e os riscos oferecidos.
2- Fazer uma análise físico-química
As análises físico-químicas também são indispensáveis para determinar o shelf life de seus produtos, uma vez que é por meio delas que são monitorados o estado das embalagens e as alterações que os danos causados a elas podem provocar no alimento.
Um dano na embalagem pode provocar infecção, contaminação, contato com ar ou luz e, tudo isso, influencia na validade do produto.
3- Método direto para calcular shelf life
O método direto para calcular o shelf life de um produto se baseia em 5 passos:
- Identificação de fatores ligados á deterioração do produto;
- Classificação das causas mais frequentes de deterioração que afetam o shelf life;
- Planejamento dos testes a serem realizados;
- Estudo de prateleira, onde é simulado o ambiente de prateleira e testadas todas as variáveis possíveis;
- Monitoramento, com testes frequentes e diversos, com novas variáveis e novos testes.
Neste método, os testes são feitos com o produto sendo estocado por um tempo superior ao tempo estimado de prateleira, para determinar o shelf life através de testes e análises frequentes.
Essas são nossas 3 dicas para calcular o shelf life de seus produtos.
Ao utilizá-las, você não apenas determina o prazo de validade de um alimento, mas, também, encontra meios de aumentar seu tempo de prateleira e, assim, sua vida útil.
CELACANTO ANÁLISES AMBIENTAIS
Nossa empresa é pioneira na adoção de metodologias dos estudos da qualidade do ar comprimido, ar respirável e nitrogênio, única acreditada no INMETRO para amostragens e análises, o que garante maior confiabilidade em seus resultados e melhor custo.
Estamos prontos para atender sua empresa e garantir a qualidade do seu processo.
