Capela de Exaustão: O que é e como funciona
Inalar gases tóxicos é um grande risco á saúde e a vida. Por conta disso, qualquer laboratório onde se trabalhe com reagentes químicos deve contar com uma capela de exaustão.
A capela de exaustão é um equipamento utilizado para para fazer a sucção dos gases derivados de reações químicas, removendo esses gases do ar do laboratório e jogando para fora desse ambiente.
Quanto ao funcionamento, podemos dizer que a reação química ocorre no laboratório e, depois, um motor expulsa os gases através de um duto de pvc.
Por fim, a capela de exaustão, apesar de indispensável para contribuir com a saúde e segurança dos trabalhadores ou qualquer outra pessoa que atue em áreas ligadas á manipulação de agentes químicos, não garante toda a proteção necessária para executar esse trabalho.
E, sabendo que entender o que é, como funciona e quais as práticas adequadas para o uso de uma capela de exaustão pode ser algo complexo, preparamos este artigo. Nele, você descobre tudo sobre esse equipamento e seu uso correto. Continue conosco e boa leitura!
O que é uma capela de exaustão?
Uma capela de exaustão de gases, capela química ou simplesmente capela de exaustão, é um equipamento de proteção coletiva (EPC) utilizado em laboratórios para fazer a sucção dos gases oriundos de uma reação química.
Ou seja, a função da capela de exaustão é, basicamente, limpar o ar, removendo os resíduos químicos, gases e outras substâncias e os direcionando para fora do ambiente em questão.
Este equipamento, como dito acima, é utilizado em laboratórios, sejam eles grandes laboratórios onde se trabalha, de fato, com agentes químicos, ou um pequeno laboratório escolar.
Independente do porte do laboratório, contar com uma capela de exaustão de gases é fundamental para contribuir com a proteção e segurança de todos aqueles presentes no ambiente, visto os riscos de se inalar ou ter contato com gases e agentes químicos.
Mas é preciso cuidado redobrado, afinal, apenas a capela não faz todo o serviço de protecão. Utilizar os demais equipamentos de proteção é de extrema importância, conforme veremos mais a frente.
Como funciona a capela de exaustão?
A capela de exaustão é um gabinete ventilado, cuja função é eliminar vapores e gases tóxicos do ambiente.
Para isso, após os experimentos feitos no laboratório, a reação química ocorre na capela, onde um motor centrífugo expulsa os gases do ambiente através de um duto de pvc acoplado á capela.
Com isso, a capela de exaustão se torna uma barreira física de proteção, se colocando entre os reagentes químicos e o ambiente do laboratório.
Porém, para que o trabalho com produtos químicos de fato não cause danos á saúde do profissional ou estudante, é preciso fazer uso dos demais equipamentos de proteção individual e coletiva, além de seguir as práticas adequadas de uso da capela e também de segurança.
Práticas adequadas para capela de exaustão?
Dissemos até aqui que, apesar de indispensável para garantir a segurança de quem atua com experimentos químicos, a capela de exaustão, sozinha, não concede toda a proteção necessária.
Portanto, para esclarecer como deve ser feito o uso desse equipamento e a proteção individual e coletiva dos trabalhadores, listamos aqui as principais práticas para o trabalho seguro em laboratório.
Confira:
Antes de fazer uso da capela:
- Procure entender exatamente como funciona a capela de exaustão;
- Busque por treinamento adequado sobre o uso deste equipamento;
- Conheça os riscos oferecidos por cada produto químico utilizado nas reações e experimentos;
- Garanta que o exaustor esteja ligado;
- Mantenha a guilhotina da capela o mais fechada possível e não ultrapasse o limite de abertura indicado;
- Certifique-se de que há fluxo de ar para dentro da capela e que este fluxo está adequado ás normas;
- Certifique-se de que a capela passou por inspeção no último ano.
Ao fazer uso da capela:
- Não coloque a cabeça dentro da capela;
- Use os óculos de segurança;
- Certifique-se de que nada esteja bloqueando a saída de ar da capela de exaustão;
- Grandes equipamentos, como centrífugas, devem ser elevados a até 2cm do tampo;
- Todos os materiais no interior da capela devem estar a pelo menos 10cm de distância da guilhotina;
- Quando não estiver trabalhando na capela, mantenha a guilhotina abaixada;
- Não mantenha produtos químicos na capela de exaustão com o exaustor desligado.
Quando se manipula gases, agentes químicos ou quaisquer outros produtos que possam ser danosos á saúde, o uso de uma capela de exaustão é indispensável.
Portanto, não negligencie o uso deste equipamento. Procure por uma empresa especializada e confiável para adquirir e fazer a manutenção da capela de exaustão da sua empresa ou laboratório.
A saúde é um bem finito e, em alguns casos, irrecuperável. Cuide dela!
